Vigilância em saúde

No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas.

A vigilância ambiental se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.

As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.

Já a área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Fonte: Fiocruz

teste.jpg

Segue dados campanha de vacinação de animais realizada no mês Maio de 2017

image4261.jpg

Combater o mosquito da Dengue é simples. Basta você não deixar objetos acumulando água em sua residência.Você pode participar desta campanha, ela pode salvar sua vida.

image4307.jpg

Ações de vigilância do Programa Saúde na Escola
A equipe de Vigilância em saúde em parceria com a ESF e NASF esteve presente nas escolas no município de Ressaquinha no mês de Outubro e Novembro/2017, desenvolvendo atividades de educação em saúde dentre elas podemos destacar:
Combate a Dengue: Nestas atividades desenvolvidas nas escolas foram passados, para os alunos e professores, através de brincadeiras formas de prevenção contra o Aedes Aegypti. Com o intuito de incentivar cada vez mais a prevenção. Também não podemos deixar de citar que foram passados também a pratica de atividades físicas e os benefícios de uma alimentação saudável pela equipe do NASF.

image4318.jpg

Vacinação Contra Influenza 2017.

image15.png

A Vigilância em Saúde Municipal em parceria com a secretaria municipal e demais órgãos, vem buscando rigorosamente a cada dia mais, aperfeiçoar os trabalhos de prevenção e imunização, com objetivo de melhorar cada dia mais os serviços prestados pelo município. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes.

11/01/18